Um bairro judeu super cool
- Paula Balsinelli
- 23 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jul. de 2018
Antigo bairro habitado pela comunidade judaica, Kazimierz foi aniquilado durante a Segunda Guerra Mundial. Trancados em becos no vizinho Podgórze, seus moradores passaram a viver em condições sub-humanas antes de serem enviados aos campos de concentração.
O tempo passou. Kazimierz foi se reerguendo aos poucos e hoje é um dos lugares mais cools de Cracóvia. O bairro é cortado por vielas charmosas lotadas de galerias, restaurantes, food parks, cafés, beer gardens e bares de shot. Durante o dia, os turistas percorrem sinagogas, igrejas, museus e pontos históricos. À noite, um público mais jovem busca diversão até altas horas.
Na praça central de Kazimierz [plac Nowy], filas se formam em busca das melhores Zapiekankas da cidade. E para experimentar pratos da culinária judaica, não tem erro: siga para os vizinhos Ester [Szeroka 20] e Hamsa [Szeroka 2].
Pelas ruas, há uma enorme oferta de passeios que recontam a história da região. Geralmente os guias percorrem as sinagogas, o Monumento das Cadeiras, a Fábrica de Oskar Schindler (do filme "A Lista de Schindler) e outros pontos onde ainda é possível ver partes do muro do gueto.
O melhor jeito de explorar Kazimierz é à pé. Entre nas lojinhas, escolha um restaurante, mais tarde um café, dê uma olhada nas vitrines de doces. Já no final da tarde, siga para o Rio Vístula e observe como a ponte do bairro [Kładka Ojca Bernatka] fica ainda mais incrível à noite.
Comments